A Reciclázaro foi convidada pela Novelis para desenvolver uma análise sobre o panorama da Coleta Seletiva no município de Pindamonhangaba, estado de São Paulo. O objetivo do “Diagnóstico de Resíduos Sólidos” é identificar os pontos fortes e as deficiências da área analisada e onde a empresa pode investir para obter melhor resultado.
A Novelis investe forte em produtos e operações mais sustentáveis, utilizando os recursos naturais de forma mais eficiente, com o intuito de preservar a saúde e a segurança da comunidade, nos locais onde está instalada. Para isto, a empresa estará reduzindo em 50% o carbono incorporado em seus processos produtivos. As ações sustentáveis, que a Novelis vem construindo dia após dia, exigem revisão de todos os seus processos de consumo atuais e, dentro dessas ações, inclui-se o apoio às cooperativas de reciclagem com propósito de melhor direcionar seus esforços, recursos e parcerias no município de Pindamonhangaba, onde a empresa possui uma importante unidade industrial.
A Novelis mantém há três anos uma parceria com a Reciclázaro para fomentar a coleta seletiva, ampliação da geração de trabalho e renda, bem como a melhoria na qualidade de vida dos cooperados e catadores incluídos na rede “Gestão Solidária e Crescimento Consciente” em dez cooperativas na cidade de São Paulo.
Para a realização do diagnóstico, a Reciclázaro concretizou uma parceria com o IA3 – Instituto de Acolhimento e Apoio ao Adolescente – presente e atuante no município de Pindamonhangaba, que realizou a pesquisa, com a supervisão e acompanhamento dos profissionais da Reciclázaro, de acordo com as diretrizes definidas pela associação.
Esse é mais um eixo de trabalho do Programa de Coleta Seletiva da Reciclázaro: entender o panorama da coleta seletiva nas cidades e encontrar respostas para uma implantação ou melhora da gestão municipal de resíduos sólidos.
O IA3 é uma organização social, sem fins econômicos, que possui como objetivo contribuir com a formação integral de adolescentes por meio de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. O relatório foi elaborado por Guilherme Rennó de Azeredo Freitas, Engenheiro Sanitarista e Ambiental e de Segurança do Trabalho.