Atendendo ao Chamamento Público da Secretaria Nacional De Políticas Sobre Drogas, a Associação Reciclázaro se classificou para firmar convênio com a SENAD e desenvolver o Projeto “Alfabeto Livre – Caminhos para a expressão” (conforme PORTARIA Nº 46, DE 5 DE JUNHO DE 2014 – publicado em Diário Oficial da União em 06/06/2014).
O projeto será subsidiado com recursos do Governo Federal, advindos da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça.
O projeto consiste em conceder oportunidades de alfabetização, atividades de saúde, cultura e relações comunitárias a jovens vinculados às unidades de regime de semiliberdade da Fundação Casa e outros jovens em situações de vulnerabilidades. Serão atendidos, prioritariamente, jovens de 14 a 19 anos.
As atividades de Alfabetização, Saúde, Cultura, relações Intercomunitárias, Jornada de imersão e Visita familiar irão ocorrer semanalmente, de maneira intercalada, de acordo com o cronograma previsto inicialmente. O curso de alfabetização seguirá o calendário do ano letivo das escolas públicas, enquanto que outras atividades seguirão o planejamento do projeto e da equipe do Tratamento Comunitário (clique para ler mais sobre a metodologia).
As atividades ocorrerão no CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, unidade da Reciclázaro no bairro do Belém e em espaços das imediações dos bairros do Belém e do Brás.
Para atuar neste projeto, a Reciclázaro está contratando profissionais da área social que desejem trabalhar diretamente com o tema. O regime de contratação é CLT. O projeto, inicialmente, tem prazo de execução de 24 meses à partir de sua data de início (previsão de início: março/2015).