Buscando reafirmar o compromisso com a promoção do envelhecimento ativo e saudável, com o engajamento às políticas públicas e à participação plena das pessoas idosas na sociedade, a Associação Reciclázaro e suas unidades celebraram ao longo de outubro o Mês da Pessoa Idosa.
Confira algumas ações realizadas pelo Movimento Pró-Idosos (MOPI) e pela Casa de Simeão:
MOPI
Roda de conversa: aprendendo a ler rótulos
As alunas de Nutrição da Universidade São Camilo realizaram uma roda de conversa para capacitação sobre as informações presentes nos rótulos dos alimentos, ensinando a identificar nutrientes e fazer melhores escolhas na hora das refeições.
Os conviventes do MOPI compartilharam suas dúvidas do dia a dia, tais como: usar açúcar ou adoçante? Preferir sucos a refrigerantes? Refrigerantes zero açúcar são realmente uma boa opção?
Jogos de estimulação cognitiva
Desenvolvida pelos estagiários em Psicologia da Universidade Nove de Julho, em 17/10, a oficina de jogos de tabuleiro e carteado desafiou os conviventes a desenvolverem suas estratégias, estimularem a memória e a percepção.
Exposição Anne Frank: deixem-nos ser
Dia 18/10, a visita à exposição "Anne Frank: deixem-nos ser", com ingressos doados pela Unibes Cultural, proporcionou uma imersão histórica para os conviventes do MOPI: o anexo secreto onde Anne se manteve escondida com a família durante dois anos foi reproduzido no espaço, onde também foram exibidas obras de diversos artistas, permeando temas como liberdade, direitos humanos e diversidade.
CASA DE SIMEÃO
Jornal mural
A produção de um jornal mural estimulou os conviventes à leitura, à busca pela informação e à troca de saberes. A partir da pesquisa de temas como esporte, cultura, educação, artes e meio ambiente, eles compartilharam conhecimentos, fortaleceram as relações interpessoais e o sentimento de pertença.
Fórum Neide Duque Mooca: Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Contando com a presença da Casa de Simeão, o Fórum Neide Duque Mooca se dedicou em outubro à preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, visando discutir os eixos e definir os respectivos representantes, reforçando a importância da participação das pessoas idosas nesses espaços democráticos.
V Simpósio de Envelhecimento Ativo
Os conviventes da Casa de Simeão participaram do V Simpósio de Envelhecimento Ativo. Realizado pela USP, o evento promoveu discussões sobre qualidade de vida e envelhecimento ativo e saudável.
Memórias: compartilhando histórias de vida
A partir de objetos pessoais, os conviventes compartilharam suas lembranças e experiências, resgatando memórias e fortalecendo seu papel diante de cada história de vida.