Na quinta-feira, 26 de novembro, foi realizado o lançamento do Movimento de Apoio à Cidadania Fiscal, que reuniu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo dezenas de organizações da sociedade civil que são beneficiadas pelo programa Nota Fiscal Paulista, que apresentaram a ferramenta que mostra o impacto positivo que os recursos do programa tem na sociedade.
Durante o evento, que contou com a presença de representantes das organizações, da administração pública, do legislativo e do empresariado, o Movimento apresentou à sociedade o Impactômetro, ferramenta que possibilitará o acompanhamento dos resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações que aderiram ao Programa.
O início do evento foi marcado com entusiasmo e boa música, através da apresentação cultural realizada pela ABRACE, organização sem fins lucrativos, participante do programa Nota Fiscal Paulista que demonstrou como os recursos do programa podem ser bem investidos no apoio e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual.
O Movimento também entregou uma carta ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebida pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Felipe Sigollo, a qual solicita a reversão da redução do cálculo do valor disponível para transferências no programa, que já reduzir em 33% os repasses às organizações participantes.
Segundo João Paulo Vergueiro, Diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Movimento de Apoio à Cidadania Fiscal visa divulgar o trabalho das organizações sociais e a importância do repasse dos recursos da Nota Fiscal Paulista. Para ele, o “Impactômetro será uma ferramenta riquíssima para dar transparência de como as organizações estão utilizando os recursos que recebem e também para aumentar o estímulo para doações de notas.
Renato Pavone, membro do Movimento e especialista no programa Nota Fiscal Paulista, apresentou a ferramenta, disponível na página www.impactometro.org.br. Ele destacou que consumidores podem ajudar 3.700 organizações sem fins lucrativos, doando seus cupons fiscais e os benefícios promovidos por essas organizações podem alcançar quase sete milhões de pessoas em todo o Estado.
Também presente no evento, o deputado Davi Zaia (PPS) enfatizou a importância do Programa Nota Fiscal Paulista, que beneficia o consumidor, ajuda a combater a sonegação e ainda pode ajudar instituições.
Felipe Sigollo, representando o Governo do Estado, manifestou seu apoio ao Movimento e que irá acompanhar os indicadores do Impactômetro. Mencionou também que o Governo tem grande preocupação com o setor social e citou as iniciativas atuais, como PROAC, convênios e o próprio programa Nota Paulista como instrumentos de fomento às organizações sem fins lucrativos.
SOBRE O MOVIMENTO
O Movimento de Apoio à Cidadania Fiscal é o resultado da mobilização das organizações inscritas no Programa Nota Fiscal Paulista, que se uniram para promovê-lo, defender melhorias e apresentar ao Governo e a toda a sociedade o impacto que ele traz para milhões de paulistas beneficiados pelos projetos sociais.
SERVIÇO
Mais informações e dados: www.impactometro.org.br