São Paulo recebe o X Congresso Iberoamericano de Movimento

CAPA-MEIO-RGB---14.07.2015 II

O tema será abordado e explorado nas três áreas em forma de palestras, demonstrações, apresentações artísticas e oficinas práticas, onde os congressistas poderão participar de oficinas especificas de suas áreas, como também vivenciar oficinas de outras áreas e atividades da cultura brasileira. A cada dia o tema será apresentado em seus questionamentos por meio de painel, fórum ou de mesa redonda. A 10ª edição do Congresso Iberoamericano do Movimento acontece de 26 de julho a 1º de agosto em São Paulo.

Durante o IV Congresso Pedagógico Latino Americano no Brasil em 1990, um grupo de professores de educação física sentiu a necessidade de promover encontros específicos das áreas de movimento para aprofundar temas e congregar professores.

Deste impulso nasceu o Congresso Ibero Americano de Movimento que teve sua primeira realização em 1994. Desde então os congressos são realizados a cada dois ou três anos em diversos países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Muitas perguntas com as quais convivemos na atualidade serão abordadas:

O que é tempo e espaço? Que leis os regem? Como vivemos entre eles? Que importância eles têm para a educação? Como os vemos na vida e na biografia do homem? Como humanizar o movimento? Como torná-lo artístico? Como torná-lo pedagógico? Como o movimento pode ajudar no processo de uma vida saudável para os jovens de hoje? Quais as contribuições que a Ginástica, Música e a Euritmia podem dar para a humanização e espiritualização do movimento?

Este Congresso se dirige aos profissionais das áreas citadas, bem como a todos os educadores e artistas interessados na abordagem da humanização do movimento dentro de uma visão da Antroposofia: Euritmistas, Músicos e Ginastas formados e em formação, que buscam aprofundamentos para o seu trabalho com o movimento, além de professores atuantes nas três áreas e finalmente pessoas interessadas em participar, conhecer e vivenciar as práticas da pedagogia Waldorf.

As apresentações artísticas são destinadas ao público em geral. Na abertura do congresso será apresentada a estreia nacional do espetáculo Os Servos de Pan, que reúne euritmia, música e artes cênicas em um belíssimo projeto de Marília Barreto.

Ginástica Bothmer

A Ginástica Bothmer deve seu nome à Graf Fritz Von Bothmer que em 1922 iniciou seu trabalho como professor Educação Física na primeira escola Waldorf. A partir de um pedido feito por Rudolf Steiner, Bothmer desenvolveu para as aulas de Educação Física exercícios que se harmonizam com as outras aulas para que estes não parecessem um corpo estranho no plano escolar. A imagem do homem, base da pedagogia Waldorf, deveria estar presente nas aulas de Educação Física. Através de uma longa e profunda pesquisa ele desenvolveu uma série de exercícios tendo como base seus muitos anos de prática com alunos.

Euritmia

A Euritmia nasceu na Alemanha no início do século XX, sob a orientação e criação do filósofo e educador austríaco Rudolf Steiner. Inicialmente praticada em pequenos círculos e aplicada pedagógica e terapeuticamente nas Escolas Waldorf, ganhou amplitude através de pesquisas realizadas nas áreas da educação e saúde ao longo dos anos. Hoje está presente em inúmeras escolas, clínicas, hospitais e outras entidades espalhadas pelo mundo, fornecendo apoio para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de crianças e adultos, proporcionando uma maior flexibilidade e sensibilidade artística. Esta nova arte do movimento que acompanha a recitação de poemas, prosa ou música vem se desenvolvendo desde então em vários países como Holanda, Suíça, Inglaterra, Escandinávia, Rússia, Japão, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, e em quase todos os países da América Latina.

Música

A música caminha com o homem desde os tempos primórdios. Os dois são inseparáveis e o seu desenvolvimento se espelha mutuamente. É inimaginável a música sem o homem e vice versa. Podemos ler na história da música os vários estágios e avanços da consciência humana e ouvir a música das diferentes épocas soando com todas as emoções que expressam os anseios da alma humana. A música possibilita ao homem captar as suas forças criadoras e colocá-las no mundo, dando-lhe a chance de se conhecer, de se transformar e de compartilhar socialmente. A Educação Musical na Pedagogia Waldorf tem o objetivo de aprimorar e transformar o sentimento e a vontade da criança e do jovem para que ele possa expressar a sua individualidade com liberdade e força criativa plena de vida e finalmente semear o seu impulso de amor no mundo. Orquestra e Coral são conjuntos musicais vivos que espalham amor humano e universal.

Programação:

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Serviço:

Período: 26/07 a 01/08/2015

Local: Escola Waldorf Rudolf Steiner

Inscrições através do site do Congresso até o dia 16/07.

Contato: congressomovimento2015@gmail.com

 

Redação:

Aline Moraes                                          

Produção realizada em colaboração com a:

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