MMARIA_0_1800x1200px
MMARIA_4-1800x1200px
MMARIA_3-1800x1200px

É com segurança e apoio que esta unidade recebe as mulheres e suas crianças. Em comum, a busca por novos caminhos para a superação de histórias de vida marcadas pela violência, abandono e abuso.

 

Na Casa de Marta e Maria cada uma das mais de 80 conviventes é acolhida de braços abertos. Para as que chegam com seus pequenos, a possibilidade de se manterem unidos é reconfortante e tranquiliza mães e filhos.

 

Protegidos dos maus tratos silenciosos vividos em seus lares ou nas ruas, eles ganham voz. Suas necessidades são pouco a pouco compartilhadas com uma equipe multidisciplinar, que oferece suporte para solucioná-las, por meio de orientação e direcionamento aos órgãos competentes.

 

O atendimento psicossocial oferecido neste centro de acolhida promove os vínculos familiares, desenvolve a autonomia e a reinserção social, resgatando a força em cada projeto de vida e promovendo novos caminhos.

 

Criada em 2003, esta unidade da Associação Reciclázaro mantém um termo de colaboração com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).

 

 

 

 

Em consonância com a agenda 2030, da ONU, pela erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, além da paz e prosperidade para todas as pessoas no mundo, a Casa de Marta e Maria atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

 

ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Na Casa de Marta e Maria as mulheres encontram novas possibilidades para a geração de renda e são encaminhadas para empresas parceiras, além de centros de apoio ao trabalhador. Também contam com a expertise de outras unidades da Reciclázaro, como a Casa São Lázaro, o CEFOPEA e o Espaço Gasômetro.

 

SAÚDE E BEM-ESTAR

As crianças que vivem na Casa de Marta e Maria recebem acompanhamento psicológico e são estimuladas a se comunicar, interagir, aprender e ter seu desenvolvimento pleno. Entre as diversas atividades realizadas estão oficinas lúdicas e passeios. A atenção à educação formal também é parte fundamental da rotina no espaço.

 


EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O acesso à educação, por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa, cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos fazem parte do sistema de apoio oferecido às mulheres e crianças.

 

IGUALDADE DE GÊNERO

As conviventes da Casa de Marta e Maria são estimuladas a se tornarem protagonistas de suas histórias. Por meio de projetos como a “Cooperativa Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação”, iniciativa de desenvolvimento econômico local cofinanciada pela Estratégia ODS e pela União Europeia, elas contam com capacitação e renda para impulsionar o crescimento profissional na liderança de empreendimentos sustentáveis.

 

 TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Com apoio psicológico, acesso à educação e capacitação, as conviventes da Casa de Marta e Maria podem construir caminhos para obter um trabalho digno e garantir o próprio sustento, deixando para trás histórias de abusos e violência.


REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Com capacitação, educação e trabalho para que as mulheres em vulnerabilidade possam conquistar sua autonomia, a Casa de Marta e Maria colabora para a redução das desigualdades e para que mães e filhos não sejam separados.

 

PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Parte de uma rede interconectada, a Casa de Marta e Maria oferece apoio para direcionar as mulheres e crianças aos órgãos do Sistema de Saúde, tais como CAPS, SAE, NASF, UBS e hospitais, bem como aos de atendimento específico, como Centros de Referência e Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Poupatempo, CREAS, CRAS e Delegacias de Defesa da Mulher.

Contato

Tel.: 11 2692.4416

R. Catumbi, 427 • Belém • São Paulo - SP • 03021-000

Principais Atividades:

Encaminhamentos

Apoio para direcionamento aos órgãos do Sistema de Saúde, tais como CAPS, SAE, NASF, UBS e hospitais, bem como aos de atendimento específico, como Centros de Referência e Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Poupatempo, CREAS, CRAS e Delegacias de Defesa da Mulher.

Geração de Renda

Na Casa de Marta e Maria as mulheres encontram novas possibilidades para a geração de renda e são encaminhadas para empresas parceiras, além de centros de apoio ao trabalhador. Também contam com a experiência de outros projetos da Reciclázaro, como a Casa São Lázaro, o CEFOPEA e o Espaço Gasômetro.

Educação

Oficinas, palestras, rodas de conversa, cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos fazem parte do sistema de apoio oferecido.

Crianças

As crianças que vivem na Casa de Marta e Maria recebem acompanhamento psicológico e são estimuladas a se comunicar, interagir, aprender e ter seu desenvolvimento pleno. Entre as diversas atividades realizadas estão oficinas lúdicas e passeios. A atenção à educação formal também é parte fundamental da rotina no espaço.